Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Símbolos da quaresma e seus significados:

Cinzas: sinal de humildade. Com as cinzas é feito uma cruz na testa dos fiéis na Quarta-feira de cinzas – primeiro dia da quaresma. Significam nossa limitação e representam a consciência do nada em relação ao criador e que tudo um dia terá um fim.
  • Deserto: local árido, inabitado. Na Bíblia representa momento de reflexão, de oração, de recomeço que une o homem a Deus. Na quaresma é um convite à introspecção.
  • Jejum: simboliza a renúncia de tudo aquilo que nos escraviza. Não é apenas a simples abstenção de comida, mas sim de todo apego material. O jejum por si só não tem valor se não levar o homem a uma mudança de mentalidade e aprofundamento espiritual.
  • Cor Roxa: simboliza penitencia e uma profunda interiorização num tempo forte de conversão, de jejum e oração em preparação a um grande acontecimento.
  • Cruz: a quaresma convida a olhar para a cruz, de forma a aceitar os sofrimentos da vida cotidiana, como Jesus Cristo aceitou sua dor, e depois venceu a morte. O mundo atual rejeita todo tipo de sofrimento, do qual ninguém está imune. Ao olhar para a cruz o homem deve revigorar sua fé, sabendo que Deus provê.
  • Incenso: Sua fumaça sobe aos céus. Nas celebrações eucarísticas significa as orações, sacrifícios e ofertas do homem que chegam até Deus. O incenso incita os sentidos à oração.
     
    fonte:http://nossasenhoraparecidasm.blogspot.com.br/2013/02/simbolos-da-quaresma-e-seus-significados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário